quarta-feira, 18 de março de 2015

Ação de combate à pediculose, sarna e verme é realizada em Itapuama

Ação de combate à pediculose, sarna e verme é realizada em Itapuama


Com o objetivo de combater e prevenir contra a pediculose da cabeça (doença parasitária conhecida como piolho da cabeça), sarna e verme, a equipe do Posto de Saúde da Família de Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho, retomou nessa sexta-feira (13/03) uma ação de tratamento e prevenção.
piolhoitapuama1A iniciativa, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, beneficiou cerca 160 crianças e foi realizada na Escola Municipal Maria Madalena Barbosa. Crianças e professores receberam orientações para prevenir e combater os parasitas.O tratamento curativo foi feito através da medicação Ivermectina 6 mg e a dosagem através do peso de cada pessoa. Já o tratamento preventivo para os pacientes que já tiveram piolho foi a loção Permetrina 10 mg/ml, que foi utilizada em crianças menores de 5 anos, já que o uso de Ivermectina é contra indicado.
Segundo a enfermeira responsável pela ação, Jociele Santos, com o início do ano letivo das escolas, fica mais fácil encontrar o maior número de crianças em um único local para realizar a ação. “O apoio da coordenação da escola foi muito importante para ação, pois a transmissão destas doenças ocorre através do contato direto interpessoal. A pediculose tem como característica principal a coceira intensa no couro cabeludo, o que prejudica a concentração dos alunos durante as aulas”, explicou.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo 
Fotos: Arquivo da SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário