quinta-feira, 19 de março de 2015

Dia do Artesão é comemorado com exposição no Cabo


Para comemorar o Dia do Artesão, o Centro de Artesanato Arquiteto Wilson Campos Junior, no Cabo de Santo Agostinho, está realizando a Exposição “Cerâmica do Cabo”, no Shopping Costa Dourada, situado às margens da PE-60. A feira segue até o próximo domingo (22/03) e conta com um catálogo de produtos especiais produzidos pelos 13 artesãos do Centro, que tem o patrocínio da Petrobras e apoio da Prefeitura Municipal e do Laboratório de Design O Imaginário, da Universidade Federal de Pernambuco.
O catálogo exposto no shopping está dividido em quatro linhas principais: utilitários, decorativos, figurativos e tradicionais. A exposição também apresenta novas criações relacionadas às temáticas tradicionais da Páscoa mantendo características com o mercado contemporâneo. A produção dos itens pode atender pedidos personalizados e já são encontrados em lojas, restaurantes e escritórios.
As peças produzidas no Centro carregam nos objetos, as impressões digitais do artesanato moldado à mão da cultura tradicional cabense. O grupo, que é referência no Estado, foi premiado duas vezes no TOP100 Sebrae de Artesanato e com obras expostas nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo. O Centro trabalha através do processo coletivo e colaborativo na produção de peças.
CRACHÁS – Foram entregues pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo aos 11 artesãos presentes na exposição novos crachás de identificação que irão auxiliá-los nos eventos dentro e fora do Estado. O assessor especial da Secretaria, José Roberto (Leleco), realizou a entrega e comentou sobre este novo momento da parceria entre a Prefeitura e os artesãos. “Temos que incentivá-los sempre, pois o trabalho desenvolvido por eles é uma importante fonte de renda para o nosso município”, destacou.
De acordo com o coordenador de artesanato da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Will Cruz, a entrega dos documentos foi o primeiro passo para a execução de um projeto que a secretaria irá realizar junto aos artesãos cabenses. “Vamos informar, qualificar e especializar estes artesãos, pois alguns inclusive já exportam seus produtos para fora do Brasil”, disse. Os outros artesãos cadastrados na Secretaria irão receber seus crachás até o fim do primeiro semestre.
O artesão Di Mello, também comentou a importância de realizar o seu cadastramento e de receber o crachá de identificação. “Será muito importante termos este crachá porque nele está dizendo quem somos e o que fazemos. Já fomos impossibilitados de participar de alguns eventos por falta de uma identificação que comprovasse o nosso trabalho”, concluiu.
CENTRO DE ARTESANATO DO CABO – Pertence à Prefeitura do Cabo e está localizado na no bairro da Cohab, às margens da PE-60. O local passou por uma reforma e requalificação em 2012 e hoje conta com oito tornos (aparelhos para modelagem do barro), uma maromba e um fatiador (para seu processamento), dois fornos a gás, facilitando o trabalho dos artesãos e elevando assim a qualidade das peças. No Centro, os artesãos fabricam, expõem e vendem suas as peças.
Texto: Erika Freitas – Repórter estagiária da Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário