terça-feira, 10 de março de 2015

Ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher seguem no Shopping Costa Dourada


Dando continuidade à programação especial do Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 08 de março, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, realizou nessa segunda-feira (09/03) uma série de exames voltados à saúde da mulher, no Shopping Costa Dourada, localizado às margens da PE-60. Os serviços foram oferecidos às funcionárias e clientes que passavam pelo local. A iniciativa é da Secretaria de Saúde do município, por meio da Gerência de Atenção à Saúde (GAS), em parceria com o estabelecimento.
Durante a ação, cerca de 50 mulheres puderam fazer aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar, além de receber orientações sobre os serviços de endocrinologia e cardiologista no município. Duas enfermeiras e dois técnicos de enfermagem participaram da atividade.
De acordo com a enfermeira e Coordenadora da GAS, Danielle Barbosa, existe uma grande preocupação da Secretaria de Saúde com o aumento do índice das mulheres com doenças do coração, hipertensão e diabetes. “Devido à inserção cada vez maior das mulheres no mercado de trabalho, com carga horária extensa, elas estão mais propícias às cardiopatias”, explicou.
Danielle ainda completou que, com o aumento do sedentarismo, obesidade, má alimentação e taxas elevadas de colesterol, além de triglicerídeos e glicose alta, acabam desenvolvendo doenças cardíacas com maior frequência. As pacientes com resultados alterados foram orientadas a procurarem os serviços de referência mais próximos de suas residências.
As ações de prevenção à saúde da mulher seguem nesta terça e quarta-feira (10 e 11/03), no Shopping Costa Dourada.
Confira a programação:
Terça-feira (10/03) – 13h às 18h
Exames do colo de útero e mama (apenas para funcionárias do Shopping)
*As mulheres precisam estar a dois dias sem relações sexuais e não estar menstruadas.
Quarta-feira (11/03) – 15h às 20h
Orientações e serviços voltados para as doenças sexualmente transmissíveis e AIDS.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: Arquivo SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário