sexta-feira, 20 de março de 2015

Defesa Civil registra 53 milímetros de chuva


O Cabo de Santo Agostinho foi o município da Região Metropolitana do Recife (RMR) a registrar novamente o maior índice pluviométrico da noite dessa quinta-feira (19/03) até às 7h desta sexta (20). De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil, foram acumulados 53 milímetros de chuva, dentro desse período. Mesmo diante do índice registrado neste período, nenhuma ocorrência foi registrada. “Tivemos alguns pontos de alagamento devido às chuvas, mas estamos atentos e monitorando os principais locais de áreas de riscos”, explicou a gerente da Defesa Civil, Ana Sandra de Arruda.
Operacao_Inverno_Manguerinha12_RandyAugusto (4).JPGNessa quinta (19/03), a Prefeitura do Cabo iniciou a Operação Inverno, que vai melhorar a mobilidade e a limpeza das principais vias e canais do município em preparação para se enfrentar o período mais intenso de chuvas. O mutirão conta com os serviços de requalificação de ruas, limpeza e desobstrução de canais, entre outros, e atenderá durante uma semana as praias de Gaibu, Suape, Itapuama e Enseada dos Corais. Após este período, a ação se estenderá para outras localidades, inclusive na área rural.
Para a Operação Inverno, estão sendo utilizadas novas máquinas adquiridas recentemente pela prefeitura em parceria com a Prefeitura Municipal. São uma pá mecânica (enchedeira), duas motoniveladoras (patrol), duas retroescavadeiras e quatro caminhões-caçamba. Os serviços estão sendo executados pela Secretaria Municipal de Coordenação Regional e Serviços Públicos e Secretaria Executiva de Limpeza Pública.
6CAPACITAÇÃO – Agentes de Defesa Civil do município participaram do Curso Operacional de Proteção e Defesa Civil, promovido pela Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), em Abreu e Lima, entre os dias 10 e 12 de março. O curso teve o objetivo de qualificar os agentes, para que possam estar preparados para desenvolverem ações de prevenção e resposta imediata a desastres. O evento aconteceu em dois momentos, sendo o primeiro com aprendizados teóricos e o segundo com orientações práticas.
2Foram ministradas noções básicas sobre as ações de Defesa Civil, como as atribuições nas diferentes esferas de governo de acordo com a legislação vigente, funcionamento da política nacional, conceitos, manuais e fases de atuação em situações de desastres.
“Ficamos agradecidos com o convite, pois toda e qualquer informação que vem a nos acrescentar para a nossa equipe é bem vinda”, disse a gerente de Defesa Civil do Cabo, Ana Sandra de Arruda. “O município vem recebendo os maiores índices pluviométricos do Estado nas chuvas recentes, então se faz importante todos estarem preparados para um melhor atendimento à população”, concluiu Ana.
Para entrar em contato com a Defesa Civil, basta ligar gratuitamente para o telefone 0800-281-8531.
  
Texto: Thainá França – Secom | Cabo
Fotos: Randy Augusto / Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário