quarta-feira, 11 de março de 2015

Prefeitura firma parceria para transformar lixo do Mercadão em adubo

parceria 4A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho firmou uma parceria com a empresa Eco Trade Ambiental para implantar o projeto de compostagem do lixo orgânico produzido pelo Mercadão, principal mercado público da cidade. Nessa terça-feira (10/03), representantes da Secretaria Executiva de Meio Ambiente e da Superintendência de Abastecimento estiveram reunidos com a empresa para discutir os últimos detalhes para a execução do projeto. O encontro foi realizado no Centro Administrativo Municipal (CAM). Também houve uma visita técnica ao mercado.
parceria 2Na primeira etapa, serão distribuídos nas ruas do Mercadão 40 coletores, cada um com capacidade de 120 litros, para depósito de lixo orgânico (restos de alimentos, verduras, frutos). O lixo coletado nesses recipientes será levado diariamente para um único coletor instalado fora do espaço, uma forma de diminuir os insetos e manter o mercado limpo. Na segunda etapa, a Eco Trade coletará periodicamente esses resíduos para transformá-lo em adubo orgânico, que será distribuído a agricultores familiares indicados pela Superintendência de Desenvolvimento Rural.
O secretário de Meio Ambiente, André Morais, enfatizou a importância desse projeto. “O município do Cabo ganha e muito com essa parceria para que possamos gerir da melhor forma os resíduos orgânicos produzidos pelo Mercadão. O prefeito Vado tem se preocupado com a gestão dos resíduos sólidos”, ressaltou o secretário.
parceria 3“Com a implantação desse projeto, o lixo orgânico desse mercado, que atualmente é descartado no aterro sanitário, vai agora servir para a agricultura familiar do município e vai também estar atendendo a lei de N° 12.305 da Política Nacional de Resíduos Sólidos”, explicou o diretor comercial da Eco Trade Ambiental, Elmatan Araújo. “Será feito o estudo da área e em 30 dias os coletores começarão a ser instalados”, disse. “Essa parceria vai trazer muitos benefícios para o Mercadão. Quem frequenta a feira vai perceber as mudanças e melhorias”, concluiu o superintendente de Abastecimento, Clodovaldo Cavalcanti.
Texto e fotos: Secom/Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário