Representantes do Conselho da Juventude do Cabo de Santo Agostinho participaram do 1° Encontro de Formação de Conselheiros da Juventude da Região Metropolitana do Recife. O evento foi realizado no último sábado (28/02), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), na Torrinha. O evento foi promovido pelo Movimento Infantojuvenil de Reivindicação (Mirim Brasil), em parceria com a Secretaria Executiva da Juventude e Esportes do município.
Membros titulares e suplentes participaram das atividades que tinham como objetivo fazer com que eles se apropriassem do Estatuto da Juventude (Lei 12.852/2013). Eles também dialogaram sobre as demandas e desafios locais e analisaram como a temática está progredindo nos planos estadual e nacional. O encontro ainda serviu para iniciar os preparativos da 3ª Conferência Nacional de Juventude, que acontecerá no segundo semestre deste ano, em Brasília. Representantes das secretarias de Educação e Saúde do Cabo, além de movimentos sociais, também participaram do encontro.
Os debates trouxeram em pauta as injustiças sociais e econômicas, o transporte público e o papel da juventude neste cenário. “O encontro foi bastante importante para ampliar nosso conhecimento. Pretendemos dar amplitude ao Conselho e nos organizar com o Mirim Brasil para alargar a nossa visão com propostas, ideias e luta, assim ampliando as conquistas da juventude”, ressaltou o secretário da Juventude e Esportes, Cesar Paiva.
O presidente do Conselho, Daniel Paluca, lembrou da importância de unificar o discurso entre os órgãos. “O processo formativo continuado é essencial para o fortalecimento do Conselho da Juventude. Através dele os representantes têm maior apropriação do que diz a lei e do que está sendo debatido nacionalmente, além de ser mais um espaço de diálogo com o poder público”, afirmou.
Membro do S.O.S Gaibu, movimento ambientalista organizado por surfistas e moradores da praia, Roberto Rodrigues, observou que as pautas de luta das juventudes são interligadas. “Tudo que foi debatido hoje serviu muito para nós do SOS. Estamos sendo chamados para irmos até as escolas da comunidade e conscientizar os estudantes sobre meio ambiente. Nosso intuito é deixar Gaibu ainda melhor em diversos aspectos”, pontuou.
“Investir na juventude é uma estratégia necessária ao desenvolvimento de um território. Por isso, o Mirim Brasil está empenhado na criação e no fortalecimento dos Conselhos, bem como a implantação de consistentes políticas públicas que transformem a vida dos jovens com o acesso garantido aos direitos fundamentais”, declarou a presidenta do Mirim Brasil, Sylvia Siqueira Campos.
Texto: Secom/Cabo, com informações da Mirim Brasil
Foto: Divulgação (Mirim Brasil)
Foto: Divulgação (Mirim Brasil)
Nenhum comentário:
Postar um comentário