O município do Cabo de Santo Agostinho está implantando o Sistema Municipal de Cultura (SMC). Com o objetivo de integrar as diversas pastas da Prefeitura neste processo, a Secretaria Executiva de Cultura e Lazer fez uma apresentação sobre o tema. O encontro foi realizado no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM).
A reunião contou com servidores de várias secretarias, entre elas Educação, Assuntos Jurídicos, Cultura, Governo, Meio Ambiente e Comunicação, e foi conduzida pelo consultor em Gestão Cultural da Ponto 13 (empresa contratada pela Prefeitura para organizar o processo de implantação do SMC), Edvaldo Junior.
Ele apresentou como está o processo para que o Cabo passe a integrar o Sistema Nacional de Cultura (SNC), modelo de gestão e promoção de políticas públicas do segmento, que reúne sociedade civil e entes federais, estaduais e municipais para fomentar produções culturais de forma colaborativa.
“O Cabo já está trabalhando na reativação do Conselho Municipal de Política Cultural, necessário para a implantação do SMC. Além disso, também está elaborando um novo cadastro cultural que será essencial para os artistas e produtores culturais do município”, explicou o consultor. “Por isso a importância das secretarias estarem por dentro deste processo e caminharem junto com a Secretaria de Cultura”, acrescentou.
Entre os benefícios de o município implantar o Sistema Municipal de Cultura estão a universalização da cultura, o acesso à cultura, a captação de recursos, a participação e o controle social. A previsão é empossar os novos conselheiros de Cultura ainda neste semestre e aderir ao SNC ainda no final deste ano.
Texto e fotos: Secom/Cabo
Nenhum comentário:
Postar um comentário