segunda-feira, 23 de março de 2015

Moradores das praias recebem consultas e orientações em Saúde



A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho promoveu nesta semana mais uma edição do Projeto Saúde dos Engenhos. Desta vez, a iniciativa foi ampliada para as praias, contemplando os moradores de Gaibu e Enseada dos Corais e estudantes. As ações, realizadas nessa quinta-feira (19/03) se concentraram na escola-modelo Professora Maria Thamar, em Enseada dos Corais. O prefeito Vado da Farmácia acompanhou os trabalhos.
O objetivo do projeto é realizar de forma itinerante atendimento médico em áreas ainda não assistidas por unidades de saúde da família. A iniciativa, iniciada em 2014, reúne diversos profissionais da área, que se deslocam até uma comunidade para levar educação em saúde, consultas e orientações voltadas à prevenção de doenças. “Este ano, as praias do município também foram incluídas no projeto”, destacou o secretário municipal de Saúde, Ricardo Marlon.
A ação em Enseada dos Corais contou com a participação de cerca de 20 profissionais, entre médicos, enfermeiros, dentistas, especialistas em saúde da mulher, clínico-oftalmológicos e agentes comunitários. Foram realizados os serviços de prevenção, pediatria, fisioterapia e saúde bucal. Também foram feitos testes de glicose e aferição de pressão, atendimento pré-natal, palestra sobre educação em saúde e saúde bucal, entrega de medicamentos, receituário de controlados, encaminhamento para especialistas, atendimento domiciliar e planejamento familiar. Além disso, os alunos da escola-modelo puderam fazer exames clínicos e de pele para terem acesso à piscina da unidade escolar.
Ricardo Marlon também esteve presente na ação e, além de ouvir as demandas da população, orientou e esclareceu algumas dúvidas da população. Segundo ele, a prioridade no atendimento de áreas não assistidas é de suma importância para a qualidade de vida dos cabenses. “Nossa meta é levar esse projeto até o final de novembro a 20 localidades. Esta é uma prioridade da gestão e um pedido direto do prefeito Vado”, explicou.
“Este ano, estamos começando pelas praias para seguirmos aos engenhos e áreas não cobertas pelo Posto de Saúde da Família. Este é um trabalho muito importante que engloba diversos profissionais e atende por demanda espontânea sem marcação precoce”, explicou a coordenadora médica da Gerência de Atenção em Saúde, Edite Landim.
Para a dona de casa Sebastiana Machado, 54 anos, aprovou a iniciativa, uma vez que ela realizou diversos serviços em um único dia. “Além das consultas e prevenção, ainda recebi medicamento. Gostei muito”, comentou. “Agora eu vou poder fazer as aulas de natação e ainda trouxe meu cartão de vacina para atualizar”, disse a estudante Larissa de Souza Melo, de 13 anos. A próxima ação está prevista para acontecer no dia 02 de abril, na Comunidade de São Caetano.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: Samantha Rúbya e Arquivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário