terça-feira, 31 de março de 2015

Espetáculos teatrais e caminhada marcam Semana Santa no Cabo


Paixao da Ponte - Foto Joao Barbosa (26)Quem estiver no Cabo de Santo Agostinho nos próximos dias poderá prestigiar três espetáculos teatrais e uma caminhada alusivos à Semana Santa, tradição religiosa católica que celebra a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Os eventos são abertos ao público e recebem o apoio da Prefeitura Municipal.

Paixao da Ponte - Foto Joao Barbosa (15)A mais tradicional das encenações é a Paixão da Ponte. Ela acontecerá nesta quinta e sexta-feira (02 e 03/04), às 20h, no Centro Social Urbano (CSU) do distrito de Ponte dos Carvalhos. A peça remonta a história de vida, morte e ressurreição de Jesus, com um texto adaptado de Dom Hélder Câmara e Padre Geraldo Leite Bastos. A iniciativa é da Sociedade Teatral e Cultural Nação do Divino, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal, Fundarpe e Secretaria Estadual de Cultura.
No lugar das tradicionais mensagens bíblicas do calvário, a peça, que surgiu nos anos 50, faz uma crítica às injustiças presentes no cotidiano da população. Realidade social e a vida de Cristo são comparadas durante toda a peça. Nos anos 70, o espetáculo foi censurado pelo Governo Militar, sendo reativado só em 1988. “É um evento importante na cidade, um evento consolidado que acontece há décadas. Além disso, é um espetáculo com texto diferenciado”, destaca o secretário de Cultura e Lazer do Cabo, Rinaldo da Costa.
O ator Joan Artur, que interpreta o papel principal do espetáculo, fala da emoção em participar da iniciativa. “Há três anos consecutivos estou interpretando Jesus e esse é um papel muito gratificante, de grande responsabilidade e satisfação”, afirma Joan. “Para nós do grupo teatral e cultural Nação do Divino é muito emocionante, evangelizar através da arte nos leva a refletir. Trabalhamos um texto muito bonito, que mesmo feito há 40 anos retrata a nossa realidade atual”, ressalta Joan Artur, ator que interpreta o papel de Jesus Cristo.
Na sexta-feira da Paixão (03), às 20h, será realizado nos cenários naturais da Praia de Gaibu o espetáculo A Força da Paixão. A peça é feita pelo Grupo Cultural Cabo de Santo Agostinho (GRUCSA), em parceria com o Comitê Comunitário Cabo de Força e apoio da Prefeitura. Mais de 80 pessoas estão envolvidas na organização do espetáculo, entre atores, bailarinos, coreógrafos, costureiras figurante, cantores, diretores e produtores. A apresentação é única e o público estimado é de 12 mil pessoas entre veranistas, visitantes e moradores. Ainda haverá uma Feira de Artesanato e comidas típicas na orla, o que vai fomentar a renda dos comerciantes e artesãos locais.
Também haverá encenação da Paixão de Cristo de Pontezinha. A peça será promovida pela Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, nos dias 03 e 05 de abril, às 19h, na quadra da Igreja Matriz (próxima à estação ferroviária do bairro de Pontezinha). O diferencial dela é que a maior parte do elenco é formada por crianças da comunidade, são 70 crianças e apenas dez adultos, todos voluntários. Além disso, o figurino está sendo confeccionado por costureiras da própria comunidade.
“A encenação da Paixão de Cristo parou de ser feita em Pontezinha em 2009. Este ano, o atual administrador paroquial, Padre Luiz Gustavo, resolveu reativar a peça, com crianças da própria paróquia”, explica Humberto Pazzanese, um dos organizadores.
caminhadacatolica-fotojoaobarbosaNo Domingo de Páscoa, 05 de abril, acontece a tradicional Caminhada do Cristo Ressuscitado. Ela está em sua 17ª edição e é uma realização das paróquias Santo Antônio, São José Operário e Cristo Rei. Milhares de fiéis acompanharam a caminhada, que sai por volta das 14h em frente à Igreja Matriz da Paróquia de Santo Antônio (no Centro do Cabo), e percorre diversas ruas até chegar à Praça 9 de Julho (PE-60). Dois trios elétricos com ministérios de música das paróquias irão garantir a animação do evento, que é encerrado com uma missa. Esse ano a festa tem como tema “É servindo que chegamos ao Ressuscitado”.
Texto: Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa  (Arquivo) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário