segunda-feira, 30 de março de 2015

Projeto Praia Sem Barreiras será ampliado no estado

Suape, Coroa do Avião, Rio São Francisco - em Petrolina - além de um outro trecho de Boa Viagem receberão iniciativa


O projeto Praia Sem Barreiras vai ser ampliado no estado até o final do ano. O anúncio foi feito, na manhã deste sábado (28), pelo presidente da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), Luís Eduardo Antunes, durante entrega de novas cadeiras anfíbias na praia de Boa Viagem. O projeto completa dois anos de funcionamento na orla do bairro e é destinado ao lazer e ao banho de mar assistido às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. O Praia Sem Barreiras será levado para outro trecho de Boa Viagem (ainda a ser definido), Suape (Cabo de Santo Agostinho), Coroa do Avião (Itamaracá) e para o Rio São Francisco (Petrolina). Atualmente a ação já existe também em Candeias (Jaboatão dos Guararapes), Sueste (Fernando de Noronha), Porto de Galinhas (Ipojuca), Tamandaré e Pau Amarelo (Paulista). As cadeiras novas também irão para  Noronha e Porto. Os demais pontos já possuem o equipamento mais moderno.


Dentro das comemorações, também foi realizado um campeonato de vôlei sentado, que contou com um jogo treino da seleção pernambucana da modalidade, corte de bolo e uma mesa de frutas. A esteira de acesso e o toldo da arena anfíbia, destinados ao lazer e ao banho de mar assistido às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, serão trocados por materiais novos. As equipes também foram contempladas com uniformes novos e camisas com proteção UV, troca de guarda sol e cadeiras de praia. Também foi implantado o serviço de fisioterapia às pessoas com deficiência que começa a funcionar a partir de hoje, durante o horário do projeto, que acontece de quinta a domingo, das 8h às 12h.

A aposentada Mauriceia Francisca, 66, foi uma das pessoas que pode sentir o gostinho de entrar no mar usando os novos equipamentos. Ela aproveitou a manhã ensolarada e contou com a ajuda dos monitores do projeto para realizar o sonho de voltar a tomar banho de mar. Mauriceia utiliza cadeira de rodas há oito anos, desde que perdeu um dos pés. Hoje voltou às areias de Boa Viagem pela primeira vez depois do ocorrido. 

Alexandre Nápoles, gerente Geral de Direitos Humanos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife, informou que as novas cadeiras possuem uma tecnologia mais moderna de flutuação que garantem melhor desempenho e conforto na água. Além do mais, devido à exposição prolongada ao sol e à areia da praia, esses materiais sofrem o processo de envelhecimento em curto prazo e precisam de manutenção e troca periódica. “Será feita uma limpeza diária nas cadeiras anfíbias com o objetivo de evitar a oxidação que a maresia provoca, mas o desgaste do material é inevitável”, explicou.

Projeto 


O projeto Praia Sem Barreiras foi inaugurado em março de 2013 e é um dos que integram o programa Turismo Acessível, da Empetur, e tem por objetivo garantir o acesso ao lazer através da equiparação de oportunidade entre pessoas com deficiência e mobilidade reduzida aos demais recifenses. Na arena, localizada na Praia de Boa Viagem, na altura da Rua Bruno Veloso, é oferecido banho de mar assistido, por meio de cadeiras anfíbias, e quadra para prática de vôlei sentado, proporcionando um espaço de convivência comunitária para o público usuário do serviço. Inaugurado em 17 de março de 2013 no Recife, o projeto Praia Sem Barreiras já atendeu 1.495 pessoas, contabilizadas até o final do último mês de fevereiro.


No Recife, a PCR, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, e a Universidade Maurício de Nassau (Uninassau), são parceiras na gestão do projeto, fornecendo infraestrutura e monitores do curso de educação física, respectivamente. A partir deste mês, os usuários passam a contar também com estagiários de fisioterapia, inaugurando uma nova abordagem no atendimento. 

Fonte: Diario de Pernambuco 
Texto e foto: Marcionila Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário