quinta-feira, 19 de março de 2015

Dia da Água é comemorado com trilha ecológica e caminhada no Cabo


A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho montou uma programação especial para celebrar o Dia Mundial da Água. Na manhã desta sexta-feira (20/03), será realizada uma caminhada alusiva à data, que percorrerá a Avenida Historiador Pereira da Costa partindo até o Pátio da Estação. O cortejo sairá às 9h30 na altura da Escola Estadual Epitácio Pessoa. No pátio, haverá apresentação de peças pelo grupo de teatro Carroça do Encantado e estandes com distribuição de cartilhas e outras orientações.
A iniciativa é da Secretaria Executiva de Meio Ambiente em parceria com o Centro de Vigilância Ambiental (CVA). Dentro da programação da Semana da Água, foi realizada nessa quarta-feira (18) uma trilha ecológica na Vila de Nazaré, onde uma equipe da Secretaria levou alunos do 1° ao 5° ano da escola Municipal Vicente Pinzón, também de Nazaré. Os estudantes fizeram o recolhimento do lixo encontrado na trilha, que tem um percurso de 2,5 km, encerrando na Bica do Ferrugem. Foram dadas explicações sobre o controle da qualidade da água no decorrer do percurso, trabalho feito pela equipe do Vigiágua, e também orientações sobre a utilização e descarte dos resíduos sólidos.
“Com essa trilha, buscamos conscientizar os alunos sobre a importância da preservação do Parque Metropolitano Armando Holanda e da Bica”, destacou a analista ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Daniela Cristina. “Acompanhamos a trilha ecológica com os alunos e informando a importância da consciência ambiental da limpeza do meio ambiente, e da preservação da água”, comentou a coordenadora da Vigilância Ambiental, Bruna Botelho. Os estudantes aprovaram a trilha. “Eu gostei muito. Eles nos mostraram a importância da água”, disse Maurício da Silva, 14 anos.
O secretário de Meio Ambiente, André Morais, comentou a importância das atividades alusivas ao Dia da Água. “Nosso objetivo é fortalecer a questão do uso sustentável da água, trabalhando junto com as escolas municipais para fomentar essa conscientização”, frisou ele.
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
Texto e fotos: Camilla Moura – repórter estagiária da Secom/Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário