quinta-feira, 4 de junho de 2015

Cabo discute ações para o enfrentamento à violência racial

DSC_0471Representantes da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho receberam esta semana o presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Pernambuco (COEPIR) e coordenador do Fórum de Gestores de Promoção da Igualdade Racial de Pernambuco (FOGEPIR), Jorge Arruda. O objetivo da visita, nessa segunda-feira (01/06), foi discutir o monitoramento e nivelamento das ações de enfrentamento à mortalidade juvenil no município. Receberam o gestor os secretários municipais Adelson Moura (Educação) e José Leandro (Defesa Social).
Na ocasião, Arruda destacou que rodas de diálogo na busca concreta para a diminuição da mortalidade juvenil no município do Cabo, em parceria com a União e o Estado, são mais uma sinalização da gestão municipal para o enfrentamento ao racismo. De acordo com ele, já existe um processo avançado de discussão e implementação de políticas públicas com os gestores municipais. A ideia é realizar ações efetivas com o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, secretarias municipais e Governo do Estado.
“Nós comungamos da mesma ideia de que, só através de ações afirmativas integradas como jogos, dança e teatro, capoeira, atividades extraclasses, bem como a inserção de cursos de capacitação e momentos de sensibilização na temática que contemple a prevenção às drogas e outras prevenções, entre outros temas, poderão ajudar a enfrentar a questão da criminalidade em geral e, no caso específico, focar as políticas públicas voltadas às populações negras”, ressaltou José Leandro.
A Secretaria Municipal de Defesa Social planeja agora a implantação do Grupo de Trabalho “GT- Racismo da Cidade”, que terá a função de nivelar as ações, monitorar e criar mecanismos, como a formação continuada dos servidores que atuam na secretaria. “A Prefeitura mostra-se plenamente interessada em organizar a discussão com todos os setores da gestão, bem como integrar as ações com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, com o Grupo de Estudo e Trabalho Afroindígena (GETAI) e Fórum Permanente de Educação e Diversidade Etnicorracial, além de integrar as ações com o Grupo de Trabalho de Combate ao Racismo do Ministério Público de Pernambuco”, reforçou José Leandro.
“As ações, em parceria com a Secretaria da Educação, poderão ajudar, através das palestras sobre drogas, diversidade religiosa, diversidade sexual, gênero, raça e etnia, à prevenção às violências simbólicas e físicas”, disse Adelson Moura. Dessa forma, desenvolveremos a inserção de “uma cultura da paz – pelo tripé da UNESCO – aprender a Ser, a Fazer e a Conviver – Assim sendo, entendemos que os caminhos estão sendo construídos e acreditamos nos avanços que vamos conseguir com esta intervenção”, afirmou Jorge Arruda.
Texto: Secom/Cabo
Foto: Arquivo SDS Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário