quinta-feira, 4 de junho de 2015

Alunos do IFPE exibem curtas na Semana do Meio Ambiente do Cabo


Dando continuidade à programação da Semana do Meio Ambiente do Cabo de Santo Agostinho, alunos do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) – Campus Cabo – apresentaram curtas-metragens com temas ambientais. Foi a 1ª Mostra de Vídeos Curta Ambiental (Eco Cine), com sessões nesta quarta-feira (03/06), pela manhã e à tarde, na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Fachuca). Os filmes, produzidos pelos estudantes do curso de técnico em Meio Ambiente do instituto, foram exibidos a alunos do  IFPE e do Senac. Além disso, houve uma exposição realizada por uma equipe do Centro de Vigilância Ambiental (CVA).
Ao todo, foram exibidos oito curtas, com os títulos “Você sobreviveria sem água?”; “Como reutilizar a água”; “Água: o bem que pode causar o mal”; “H2O – Hoje duas vezes menos que ontem”; “Gota d´água”; “Desperdício de água”; “Resíduos sólidos nas vias aquáticas”; e “Esgoto de Gaibu”. Os três melhores vídeos serão premiados com um certificado e uma Trilha Ecológica no Parque Armando Holanda Cavalcanti, na Vila de Nazaré.
O secretário de Meio Ambiente do Cabo, André Morais, destacou a importância do envolvimento dos estudantes do IFPE com a temática. “Este evento fortalece ainda mais a parceria que a gestão tem com o instituto. Realizamos diversas atividades em conjunto e o Eco Cine é uma das ações que mostra essa cooperação do ponto de vista ambiental, estimulando os alunos que vão se formar em Meio Ambiente a terem uma visão mais ampla da questão ambiental no nosso município”, destacou o secretário Executivo de Meio Ambiente, André Morais.
“Por meio dessa parceria com a prefeitura, pudemos realizar atividades em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente, que é importante para a integração do meio acadêmico com o mundo produtivo. A Secretaria dispõe de uma estrutura que permite também aos nossos professores socializar experiências”, afirmou o diretor do IFPE – Campus Cabo, Daniel Assunção. A futura técnica em Meio Ambiente, Maria Beatriz, 18, enfatizou que o trabalho desenvolvido para a mostra de curtas foi enriquecedor.  “Para a realização desta atividade fizemos uma pesquisa e um estudo de caso, cada detalhe foi importante”, comentou ela.
Com o tema “Água: direito, cidadania e sustentabilidade”, a Semana do Meio Ambiente 2015 do Cabo começou nessa segunda-feira (01/06) e encerra nesta sexta-feira com o plantio de mudas nativas e o lançamento do projeto de criação de um horto florestal, na Nova Vila Claudete. O local possui uma área de 28 hectares, de mata atlântica preservada.  A proposta é que o espaço seja destinado à pesquisa de campo de alunos das universidades e centros técnicos da região, além de aulas de educação ambiental, visitação e trilhas. O lançamento está previsto para as 10h, no local conhecido como “Entrada da Matinha”.
A organização é da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Executiva de Meio Ambiente.
Confira as próximas atividades:
04/06 – Palestra: “O uso e direito da água”
Local: Auditório da Câmara dos Vereadores do Cabo
Horário: 10h

05/06 – Lançamento do Horto Florestal
Local: Nova Vila Claudete
Horário: 10h

05/06 – Plantio de mudas nativas
Local: Pontezinha (às margens da BR-101)
Horário: 14h

Local: Ponte dos Carvalhos (às margens da BR-101, próximo à maternidade Padre Geraldo Leite)
Horário: 14h

Texto: Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário