quarta-feira, 10 de junho de 2015

Formatura do Pronatec reúne 250 alunos em Ponte dos Carvalhos


Duzentos e cinquenta alunos que concluíram os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no Cabo de Santo Agostinho participaram nessa quarta-feira (10/06) da cerimônia de formatura. O evento, promovido pela Prefeitura Municipal, aconteceu no auditório da escola-modelo Vereador Reginaldo Loreto, em Nova Era, Ponte dos Carvalhos. A atividade foi organizada pela Secretaria de Programas Sociais.
Os formandos concluíram os cursos no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Entre 2014 e 2015, 4.260 pessoas foram mobilizadas pelo Programa Nacional de Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas/Cabo), que coordena as ações do Pronatec no município. 151 pessoas foram encaminhadas ao mundo do trabalho e 1.009 jovens foram inseridos em cursos profissionalizantes.
Segundo o gerente de Proteção Social Básica, Márion Fráz, os cursos do Pronatec são voltados para pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais, especialmente os beneficiários do Bolsa Família. “No segundo semestre deste ano, o município estará ofertando novos cursos de qualificação profissional”, informou.
“É uma felicidade estar mais uma vez diante dos alunos concluintes do Pronatec”, disse o secretário de Programas Sociais, Ronaldo Santos, que na ocasião representou o prefeito Vado da Farmácia. “Atuamos o ano inteiro, através do Programa Acessuas/Cabo, fazendo mobilizações com as instituições para que possamos ofertar mais cursos no nosso município”, destacou ele. “A gestão trabalha para que mais jovens e adultos possam se qualificar e conquistar o mercado de trabalho”, completou Ronaldo.
Durante a solenidade, houve a entrega de certificados e um coffee break. A formatura contou com a participação de professores e representantes das instituições que ofertaram os cursos de qualificação, além da presença de gerentes, coordenadores e técnicos de Programas Sociais. A Orquestra Meninos de Jussaral também esteve presente e abrilhantou o evento com uma apresentação especial.
“Estou muito feliz em estar aqui e poder receber o certificado. A Prefeitura está de parabéns, pois o Acessuas apresenta boas oportunidades para que a população do Cabo possa se qualificar”, disse a concluinte do curso de armador de ferragem, Rosicleide Maia, 30 anos. “O curso abriu a minha mente e me ajudou bastante. Agora estou mais motivada e não quero mais parar”, afirmou a formanda do curso de pedreiro alvenaria, Keila Luana, 22.
No total, foram 21 cursos técnicos profissionalizantes, entre eles: auxiliar de cozinha e administrativo, organizador e eventos, almoxarife, recepcionista em meio de saúde, aplicador de revestimento cerâmico, armador de ferragem, bombeiro civil, carpinteiro de obras, gesseiro, mestre e pintor de obras, pedreiro de alvenaria, ajustador mecânico, caldeireiro montador, eletricista industrial, instalador de tubulação industrial, lixador/esmerilhador, lubrificador industrial, mecânico de industrial e solda naval.
Texto: Amanda Falcão – Ascom da SMPS/Cabo
Fotos: Roque de Jesus – SMPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário