quinta-feira, 18 de junho de 2015

3° Encontro do Zé da Banha acontece neste domingo no Cabo

O Cabo de Santo Agostinho será palco, no próximo domingo (21/06), do 3° Encontro Zé da Banha de Bacamarte. O evento, promovido pela Sociedade de Bacamarteiros do Cabo (Sobac), faz parte da programação junina do munícipio e conta com o apoio da Prefeitura. A partir das 13h30, a procissão dos santos joaninos sairá da sede do Sobac, em frente ao antigo Mercado de Farinha seguindo até a Igreja do Livramento, onde às 14h acontece a missa dedicada aos bacamarteiros. Em seguida, sairá o tradicional cortejo pelas ruas do Centro com linha de tiro na Praça da Estação.
O encontro também será marcado pela inauguração oficial da sede da Associação de Bacamarteiros, imóvel cedido pela Prefeitura em 2014, através de uma cessão de direito real de uso. O prédio será inaugurado às 17h30, contando com um show especial de Aécio dos 8 baixos. A Sede da Associação dos Bacamarteiros do Cabo está localizada na Rua Vigário João Batista, nº 157, Centro.
O presidente da Sobac, Ivan Marinho, comentou sobre a importância do evento. “Convidamos toda a população para prestigiar um pouco da cultura do bacamarte. O encontro é motivo de festa e de muita alegria. Por isso escolhemos esse momento para inaugurarmos nossa sede. Há 49 anos estávamos sem paradeiro definido. É uma grande conquista”, disse ele. “A sede será um ambiente que irá muito além de uma instalação para o nosso grupo e sim, um lugar para dar vazão à nossa cultura. Será um centro vivo com oficinas, palestras e debates”, concluiu.
“Esse encontro leva o nome de Zé da Banha, que foi um dos grandes precursores do bacamarte em nossa cidade. O evento é muito importante para mostrar que essa tradição é forte no Cabo. Para nós é motivo de orgulho poder contribuir com esta iniciativa”, destacou o secretário de Cultura e Lazer, Rinaldo da Costa.
Texto: Erika Freitas – Repórter estagiária da Secom/Cabo
Foto: João Barbosa (Arquivo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário