segunda-feira, 8 de junho de 2015

Trem do Servidor foi recepcionado com diversas atrações culturais


A diversão foi garantida para os funcionários públicos e familiares que prestigiaram a 14ª edição do Trem do Forró do Servidor do Cabo de Santo Agostinho nesse domingo (07/06). Os passageiros, que embarcaram no Recife Antigo nessa agitada viagem, chegaram no início da noite ao polo da Estação Ferroviária, no Centro. O Trem do Forró é realizado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e Serrambi Turismo, e conta com o apoio da Prefeitura.
Na chegada do trem, os passageiros foram recepcionados pela animada e calorosa Quadrilha Junina Brigões de Suape, que os guiaram até o Polo da Estação montado pela Prefeitura, onde também houve apresentação da Sociedade dos Bacamarteiros do Cabo (Sobac). O público ainda dançou forró ao som dos músicos Maninho Santos e Ezequiel Silva, podendo ainda desfrutar dos stands de bebidas e comidas típicas, além das barraquinhas de artesanato do Grupo de Mulheres Empreendedoras do Cabo.
Luzinete Alves, 22 anos, destacou o apoio da Prefeitura Municipal para o Grupo das Mulheres Empreendedoras. “É muito bom podermos expor nossa arte para tantas pessoas no São João e ainda trazer renda para o município”, comentou. O festejo foi prestigiado pela primeira vez por Juliana Bandeira e André Veríssimo, que residem em Olinda. Segundo o casal foi uma experiência ímpar. “Sempre ouvimos falar a respeito do Trem do Forró e da festa junina do Cabo. Me arrependo por não vindo antes”, disse Juliana. “Com certeza voltaremos nos próximos anos”, completou André.
“A cultura de vocês é belíssima, quem vem de fora fica encantado com a forte tradição nordestina. Poder participar disso é uma honra”, afirmou Lizete Vargas, 64, nascida no Rio Grande do Sul, integrante do grupo de bacamarteiros do Cabo há dois anos.
Para o secretário de Cultura e Lazer do município, Rinaldo da Costa, presente no festejo, ressaltou o significado dos festejos juninos. “A festa intensifica o turismo local, gera renda e mantém viva as tradições. É importante reviver os festejos juninos, o forro autêntico que é a marca do nosso Estado”, enfatizou. “O prefeito Vado entende a importância de manter viva essa cultura que é a identidade do povo, e pensa no compromisso que temos com os forrozeiros e com os microempreendedores e comerciantes do município”, completou.
TREM DO FORRÓ – A primeira viagem do Trem do Forró aconteceu em 1991. Este ano, as próximas viagens acontecem nos dias 13, 14, 20, 21 e 27 de junho. Com um percurso de 84km (ida e volta), os passageiros curtem 5 horas de muito forró pé de serra e animação.  São dez vagões com capacidade para 100 pessoas cada.
Texto: Thays Lorena – Repórter Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário