segunda-feira, 22 de junho de 2015

Cabo foi palco do 3º Encontro Zé da Banha de Bacamarte



O Encontro Zé da Banha de Bacamarte do Cabo de Santo Agostinho teve sua 3ª edição realizada neste domingo (21/06). O evento reuniu centenas de bacamarteiros do Cabo e de outras cidades como Bonito, Araçoiaba, Moreno, Bezerros, Gravatá, Cortês, Palmares e João Alfredo.  Este ano, além da procissão e missa solene, houve apresentação em linha de tiro e inauguração da sede da Sociedade Bacamarteira do Cabo (Sobac). O encontro contou como apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Executiva de Cultura e Lazer.
O evento foi batizado “Zé da Banha” em homenagem ao fundador da Sociedade Bacamarteira do Cabo. Durante a terceira edição da festa, houve a procissão dos Santos Juninos e missa solene celebrada na Igreja do Livramento, no Centro, onde os grupos, acompanhados de seus familiares, puderam participar da comunhão e receber a benção. Após a missa, presidida pelo padre Rogério Silva, os bacamarteiros saíram em cortejo pelas ruas do Centro até o Pátio da Estação Ferroviária, onde fizeram a linha de tiro. O espetáculo atraiu a atenção e a admiração de quem passava pelo local. Um momento de muita alegria entre os participantes e o público presente.
A agricultora Damiana Barbosa, 32 anos, levou sua família para assistir a apresentação e gostou do que viu. “A festa está muito boa. É uma tradição que tem que ser cultivada no Cabo”, afirmou. Já o pedreiro Elias Ferreira, 52 anos, disse que é amante da tradição e que pretende participar do grupo. “Faz parte da nossa história. Acompanho desde os tempos de Zé da Banha e em breve também quero fazer parte desse batalhão”, afirmou.
Grandes nomes da cultura local e regional também foram lembrados, dentre os homenageados estavam o Ex- mestre de bacamarte no município, José Laurentino Ferreira, e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Severino Belo (Deda), pelo apoio prestado ao grupo. Eles receberam a medalha de Mérito Bacamarteiro. “Os grandes homenageados da noite são, na verdade, vocês bacamarteiros do Cabo, que tem trabalhado para perpetuar essa expressão cultural em nosso município”, ressaltou José Severino. Quem prestigiou o encontro ainda pôde curtir o forró pé de serra do cantor Aécio dos 8 baixos, no Mercado das Artes.
O presidente da Sociedade Bacamarteira do Cabo, Ivan Marinho, falou sobre a proposta do encontro e a importância da inauguração da nova sede. “Nós somos uma grande família. Hoje vemos grupos de diversas partes do Estado unidos por uma só paixão. O encontro Zé da Banha é uma oportunidade de nos confraternizarmos e promover essa bela apresentação”, ressaltou. “Hoje temos um motivo a mais para comemorar, pois estamos inaugurando a nossa sede, que também é de todos. O nosso desejo é manter viva a cultura da nossa cidade”, acrescentou.
INAUGURAÇÃO – Um momento de muita alegria para a Sociedade Cabense de Bacamarte e amantes dessa importante expressão cultural no município foi a inauguração da sede do grupo, localizada na Rua Vigário João Batista, nº 157, Centro. O prédio foi cedido ano passado pela Prefeitura do Cabo, por meio de cessão de direito real de uso, por um período de 10 anos. O local vai abrigar parte da história do Bacamarte na cidade, e contará com aulas de pífano e de tiro, que ajudarão a manter viva a tradição no município. Além disso, no espaço serão oferecidas aulas de informática.
Para o secretário Executivo de Cultura e Lazer, Rinaldo da Costa, que na ocasião representou o prefeito Vado da Farmácia, a sede será um nascedouro de novos talentos que perpetuarão a tradição no Cabo. “Ficamos felizes em ver a Sobac aos 49 anos de sua existência ganhar a sua sede, em nome do prefeito Vado quero parabenizar a todos, e dizer que estamos felizes com essa conquista”, completou.  A solenidade de inauguração contou a apresentação da Banda Filarmônica XV de Novembro Cabense.
Texto: Jaqueline Mota – Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário