segunda-feira, 8 de junho de 2015

Caminhada pela paz reúne cerca de 7 mil pessoas no Cabo


O Centro do Cabo de Santo Agostinho parou na tarde desta segunda-feira (08/06) para dar passagem a uma grande caminhada de enfrentamento à violência. De acordo com a Polícia Militar, cerca de 7 mil pessoas participaram do ato, de iniciativa do movimento “Cabo Unido Pela Paz”, criado em maio deste ano sob a coordenação do Centro das Mulheres do Cabo (CMC) e entidades comerciais. O prefeito Vado da Farmácia foi uma das autoridades presentes na passeata.
Representantes dos mais diversos segmentos sociais e religiosos, alunos das escolas públicas e particulares, além de autoridades dos poderes legislativo e executivo deram voz a um pedido de paz. O evento teve como objetivo chamar a atenção para os números da violência no município e mobilizar toda a população cabense para ações de enfrentamento.
Durante a concentração, próximo ao viaduto da Avenida Historiador Pereira da Costa, houve apresentação de cordéis e poesias voltadas ao tema. Formando uma grande corrente, a multidão pôde, junto com autoridades eclesiásticas, fazer um momento de oração e seguiu o trajeto embalado pelo Ministério de Música Nossa Senhora de Lourdes, de Pirapama, e pela banda marcial mirim Esperança, da Igreja Assembleia de Deus Filadélfia, de Ponte dos Carvalhos.
Dando as boas vindas ao público presente, a presidente do Centro das Mulheres do Cabo, Nivete Azevedo, agradeceu a colaboração de todos para a realização da caminhada e ressaltou a importância do ato. “Esse é mais um dia ficar marcado na história de todos nós. Quando cada cidadão deixa sua casa para pedir pela paz em nosso município”, disse. “Hoje vemos esse momento de união se concretizando. Vemos reunidos aqui não só o comércio, mas sociedade civil e a representação política do município. Estamos muito felizes em ver a união de todos os segmentos em prol da Paz em nossa cidade”, enfatizou o empresário Moshe Caminha, representando as entidades comerciais do Cabo.
Dando apoio ao movimento, o prefeito Vado da Farmácia também se uniu ao grupo e percorreu todo o trajeto junto com a população. “A paz é algo que sempre deve estar presente em nossos corações e mentes. Este é um momento em que deixamos de lado toda e qualquer divergência política em nome da verdadeira paz, e quem ganha com isso é o povo cabense. É importante que haja a colaboração de todas as autoridades, assim como a sociedade, para que possamos construir uma cidade melhor”, comentou.
A conselheira tutelar Maria de Deus, 52 anos, é moradora do distrito de Ponte dos Carvalhos e também participou do ato. “O Cabo precisa de Paz. Nossa cidade passou por um grande crescimento populacional e com isso se faz necessário mais segurança. Queremos paz em nossas casas, para ir ao trabalho, para passear, para tudo. É muito interessante essa proposta de unir toda a sociedade em um ato como este”, afirmou.
A caminhada pela paz seguiu até a Praça Theo Silva, onde todos os participantes puderam se confraternizar e retornar às suas casas. Todo o trajeto contou com a presença da Polícia Militar e Guarda Municipal.
Texto: Jaqueline Mota – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa e Randy Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário