terça-feira, 30 de junho de 2015

Procissões marítimas em Gaibu e Suape marcam dia de São Pedro


Centenas de católicos participaram, nessa segunda-feira (29/06), de homenagens ao Dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores, nas praias de Gaibu e Suape. Procissões marítimas marcaram as festividades dedicadas ao santo nas duas comunidades. Os eventos são uma realização da Paróquia São José Operário, com o apoio da Prefeitura Municipal. Salva-vidas acompanharam todo o trajeto.
A primeira atividade aconteceu no início da tarde em Gaibu, onde os fiéis, acompanhados pela Banda Marcial de Gaibu, saíram da Capela de São Pedro e percorreram várias ruas até a orla, onde a imagem do santo foi colocada em um barco para a procissão marítima. A festa nessa capela iniciou no último dia 20. Durante todas as noites, houve missas.
Já em Suape, a procissão ocorreu no fim da tarde. A concentração foi na Capela de São Pedro, onde os devotos oraram e cantaram. Às 16h, o grupo de bacamarteiros do Cabo deu o “tiro inicial” e os fiéis começaram a percorrer com o andor do santo as ruas da comunidade, ao som da Banda Filarmônica XV de Novembro Cabense até a praia, onde a imagem seguiu em embarcações pelo mar. Em Suape as homenagens ao santo começaram no último dia 25, também com missas e orações.
“É uma emoção muito grande poder carregar São Pedro, poder ser tão abençoada por ele”, comentou Etelvina Maria (Vininha), 63 anos, moradora de Suape há 42 anos e devota fervorosa do religioso. “É a festa do nosso padroeiro, a maior festa que acontece na comunidade. Desde pequenininho que eu acompanho com minha mãe e agora a gente participa na organização dessa festa tão bonita. É um orgulho muito grande, ele representa os pescadores, meu pai foi pescador, meus irmãos são pescadores. Todo mundo participa”, disse um dos organizadores Yvanildo Plínio, de 40 anos, nativo de Suape.
Texto: Thays Lorena – Repórter estagiária da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa e divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário