terça-feira, 9 de junho de 2015

Programa beneficia agricultores e instituições no Cabo

agricultura-fotojoaobarbosa1
A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho e o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) realizaram nessa segunda-feira (08/06) a doação de alimentos adquiridos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) a instituições beneficentes do município. As primeiras entidades contempladas foram o Lar do Amanhã, no Engenho Novo, e o Abrigo de Idosos São Francisco. Ao todo, quatro instituições receberão os alimentos, comprados a 20 agricultores do município.
agricultura-fotojoaobarbosa2O Programa de Aquisição de Alimentos tem recursos do Governo Federal e no Cabo atua em parceria com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e Prefeitura, por meio da Superintendência de Desenvolvimento Rural. As entidades que também receberam os alimentos foram o Conselho de Moradores do Alto do Colégio (Cohab) e o Centro Comunitário Caçari, de Ponte dos Carvalhos. As frutas e verduras diversas foram compradas a agricultores dos engenhos Pau Santo, Pirapama, Arariba de Baixo, Usina Mercês, São Brás, Tapugi de Baixo, Mato Grosso e Sebastopol.
De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Rural, Alexandre Guedes, essa parceria entre o Governo Municipal e o IPA vem beneficiar diretamente os agricultores, contemplados com um valor repassado pelo Instituto para a produção desses alimentos; e para as entidades, que recebem produtos de boa qualidade produzidos no próprio município. “Durante sete meses, haverá a compra e doação desses alimentos”, frisou Alexandre.
Para o agente de Extensão Rural do IPA, José Carlos (Carlos de Dão), esse programa de aquisição de alimentos tem como objetivo principal de garantir a renda do agricultor. “É com esse programa que o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome disponibiliza esses recursos para o Instituto Agronômico poder comprar a produção do agricultor que gera renda tanto para os agricultores como também para a família, e ainda beneficiando entidades da região”, explicou ele.
agricultura-fotojoaobarbosa3A diretora da instituição Lar do Amanhã, Silvana Maria Albuquerque, agradeceu as doações. “O ponto positivo desta ação é que podemos dar uma maior qualidade de vida para as crianças atendidas no nosso lar e também para suas famílias, pois além deles se alimentarem na instituição elas também podem levar esses alimentos para suas casas”, comentou.
Um dos beneficiados com o PAA foi o agricultor José Carlos Guimarães de Medeiros, 38, do engenho Pau Santo. “Esse programa faz com que a gente tenha uma boa renda durante esse período, pois nem sempre conseguimos comercializar o que produzimos”, comentou. “Com a venda através desse programa temos a certeza da comercialização dos nossos produtos, gerando uma fonte de renda e também fazendo as pessoas beneficiadas felizes”, disse o agricultor José Aniceto, 53.
SAIBA MAIS – O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) visa fortalecer a agricultura de base familiar por meio da aquisição de alimentos para atendimento a populações com riscos de insegurança alimentar e nutricional, através de entidades sócio-assistenciais.
Texto: Gesla Ferreira – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário