terça-feira, 9 de junho de 2015

Vado reúne equipe, avalia momento econômico e determina redução de despesas

Vado_Reune_Secretarios04_RandyAugustoO prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Vado da Farmácia, reuniu seu secretariado e outros assessores na manhã desta terça-feira (09/06), quando fez uma avaliação do momento econômico vivido pelo País e falou das dificuldades que o município enfrenta para honrar os seus compromissos. Ele disse que a sua gestão tem feito uma grande esforço para manter as contas equilibradas, mas que todos devem se esforçar para reduzir despesas e o município atravessar esta fase de retração na economia.
Segundo o prefeito Vado, as despesas crescem, sobretudo com pessoal (devido aos reajustes salariais) e que a receita não está aumentando nos mesmos percentuais. Ele lembrou que concedeu, em março, 13,01% de aumento aos professores retroativo a janeiro, e recentemente outros 8,17% aos demais servidores e isso fez crescer bastante os gastos com pessoal. “Mas compromisso assumido a gente tem que honrar”, assegurou Vado, recomendando aos secretários que reduzam despesas com energia elétrica, combustíveis, telefone, material de consumo e de expediente, além de outros itens.
Vado_Reune_Secretarios01_RandyAugusto“Outros municípios estão adotando medidas muito mais duras e até demitindo. Nós não queremos isso”, disse o prefeito. Ele acrescentou que espera a receita voltar a crescer em breve, e as despesas diminuírem para manter sempre o equilíbrio financeiro necessário.
Durante a reunião, o secretário municipal de Gestão Pública, Lusivan Oliveira, apresentou um balanço financeiro da prefeitura, ao qual chamou de “Crise Econômica e Finanças Públicas Municipais”. Na apresentação, mostrou vários números sobre a arrecadação, as despesas e os investimentos feitos por área, como saúde, educação, políticas sociais e outras. Lusivan mostrou que a arrecadação no primeiro quadrimestre deste ano, assim como nos dois anos anteriores, não cresceu como planejado, o que dificulta a gestão fazer maiores investimentos para benefício da população.
Texto: Carlos Sinésio – Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário