terça-feira, 9 de junho de 2015

Equipe de Saúde do Cabo participa de treinamento sobre queimaduras


Com o objetivo de atualizar os profissionais de saúde do Cabo de Santo Agostinho, a equipe do Núcleo de Ensino Permanente do Samu (NEP/Cabo) promoveu, na manhã desta terça-feira (09/06), uma palestra sobre atendimentos, cuidados e curativos em casos de queimaduras. A ação aconteceu na sala de reunião do Centro Administrativo Municipal (CAM) e reuniu cerca de 60 pessoas.
De acordo com a responsável pelas atividades, Lisângela Souza, com a chegada dos festejos juninos, o número de queimados sempre cresce e o NEP procura manter estes profissionais atualizados para garantir o melhor atendimento à população. “Com as empresas instaladas em Suape, temos casos também de queimaduras químicas e elétricas”, enfatizou.
A palestra foi ministrada pela enfermeira do Hospital da Restauração do Recife, Gerluce Nascimento, que fez orientação sobre o APH (Atendimento Pré Hospitalar), tipos e classificação de queimaduras, além dos mitos e verdades a cerca do seu tratamento. “Este setor é um problema de saúde pública que inclui também sequelas emocionais. Muitos dos pacientes não conseguem nem se curar, dependendo do tipo de queimaduras”, explicou.
O secretário municipal de Saúde, Ricardo Marlon, esteve presente e falou sobre a importância do Samu no município. “Fiz questão de agradecer aos profissionais que vêm se empenhando de todas as maneiras para desenvolver o melhor trabalho. Sabemos de todas as dificuldades, mas é sempre bom agradecer e valorizar o profissional”, disse.
Para a supervisora da regional 4 dos PSF’s, Márcia Alves, o treinamento foi muito bom para enriquecer o conhecimento técnico dos profissionais. “A gestão está sempre preocupada em qualificar a área de saúde, e isso resulta diretamente na prevenção de doenças”, falou.
Fique atento aos cuidados com queimaduras
- Não passar no local atingido nenhum produto ou receita caseira
- Não passe nenhuma pomada no local atingido. A pele fica extremamente sensível após uma queimadura e as pomadas.
- Não tente estourar as bolhas provocadas pela queimadura. Elas se manifestam nas queimaduras de segundo grau e devem ser manuseadas apenas por um profissional especializado.

Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: Randy Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário