Com o tema “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa: Por um Brasil de Todas as Idades”, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDEPI), em parceria com a Secretaria de Programas Sociais do Cabo de Santo Agostinho, realizou nos dias 28 e 29 de maio, a 4ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa. Na última sexta-feira (29), discussão de eixos temáticos, elaboração de propostas e eleição dos delegados fizeram parte da programação do encontro, que aconteceu na quadra da Escola Nossa Senhora do Bom Conselho, localizada em Ponte dos Carvalhos.
De acordo com o secretário de Programas Sociais, Ronaldo Santos, o evento serviu para discutir os principais eixos das políticas públicas sobre os direitos dos idosos. “A conferência tem como objetivo facilitar a reflexão e a discussão sobre o protagonismo e o empoderamento e as consequências nas transformações sociais, como estratégia na garantia dos direitos da pessoa idosa”, explicou.
“É muito importante termos esse espaço de discussão, tanto para assegurar nossos direitos quanto para integração com os outros grupos de idosos do município”, disse o integrante do grupo Ágape, João do Carmo Filho, 61 anos. “Aqui, nós sugerimos propostas para que os programas, serviços e ações do município atendam as nossas revindicações”, destacou Arlinda Rosa de Lima, 68 anos, do grupo Pedra da Pimenta.
No local, representantes do COMDEPI e dos 13 grupos de idosos, além dos trabalhadores e técnicos do governo municipal participaram do encontro. Durante o evento, houve a leitura dos eixos temáticos: gestão (Programas, projetos, ações e serviços); financiamento (Fundos da Pessoa Idosa, Orçamento Público) e participação (Política e de Controle Social), seguida de formação dos grupos de trabalhos, plenária de aprovação das propostas e eleição dos delegados para Conferência Estadual da pessoa Idosa.
Texto: Amanda Falcão – Ascom da SMPS/Cabo
Fotos: Roque de Jesus – SMPS
Nenhum comentário:
Postar um comentário